Quando surgiu a Bio Ritmo
A primeira unidade da Academia Bio Ritmo foi inaugurada em Santo Amaro, bairro populoso e de classe média em São Paulo.
A Academia Bio Ritmo foi criada em maio de 1996 por Edgard Corona, engenheiro químico de formação e apaixonado por atividade física desde sempre.
A ideia inicial era ser uma academia só de natação, contudo, o projeto ainda tinha lá seus defeitos. Faltava espaço para um bom estacionamento e o projeto arquitetônico beirava a catástrofe. Muitas ideias e reformulações vieram através de conversas com consultorias contratadas.
Surgiram as áreas de musculação, salas de ginástica, contudo o grande lance foi oferecer aulas de lutas.
A Academia Bio Ritmo de Santo Amaro começou a dar resultado depois que a unidade foi mudada para um lugar melhor, no mesmo bairro (e após mais de dez anos de prejuízo). Um espaço com 3 mil metros quadrados e com o tão necessário estacionamento. Tudo deu certo entre 2007 e 2009, até que o novo endereço foi desapropriado pela Prefeitura para a construção do Metrô.
...Avenida Paulista,
aí vamos nós!
A experiência em Santo Amaro ensinou tudo sobre os erros que podem acontecer quando uma academia é aberta, mas também mostrou muitos acertos. Um dos consultores deu a boa dica: havia um ponto em plena Avenida Paulista, o coração da economia de São Paulo.
Um detalhe: era no segundo andar do Conjunto Nacional. Será que alguém pegaria elevador para ir à academia? E como divulgar o espaço, sem fachada à vista?
Edgard Corona resolveu apostar.
Depois dos erros de projeto na academia em Santo Amaro, Edgard sabia exatamente o que não fazer. Por isso, antes de começarem as obras na Paulista, ele e sua esposa, Soraya, viajaram para Londres e a inspiração para a nova academia veio não do próprio segmento, mas de hotéis e restaurantes que frequentaram. Notaram que os lugares ofereciam experiências completas, ambientes que encantavam, ao contrário da maioria das academias no Brasil, que não eram nem de longe bonitas ou confortáveis.
Outra novidade foi implementar na nova academia a iluminação cênica. Para comandar este projeto, foi chamado um arquiteto de renome, João Armentano, um dos mais consagrados profissionais do país, que criou uma ambientação que unia conforto, tecnologia e beleza. Em 1997, a unidade Paulista da Academia Bio Ritmo foi inaugurada. Destaque para a decoração com aço escovado, madeira, iluminação cênica e um ambiente que combinava conforto com alta tecnologia.
“Arquitetos são sonhadores e adoram desafios. Então, quando recebi o convite da Bio Ritmo, soou como música e adorei o desafio. Começamos pela Unidade da Avenida Paulista com um novo conceito, inusitado para o mercado brasileiro. Diferentemente de outras academias, era um espaço agradável, confortável, rico em iluminação natural, inteligente. Um lugar do qual você sente falta quando não está. Sou muito orgulhoso em fazer parte dessa história.”
- João Armentano, Arquiteto do Projeto
O público gostou da novidade e lotou a academia. Ter que pegar elevador nem de longe era um empecilho e até hoje a unidade é uma das maiores e mais frequentadas da Academia Bio Ritmo. E o que era apenas uma academia passou a se consolidar como rede, com a inauguração de duas novas unidades no mesmo ano, Morumbi e Shopping Continental, marcando o início da expansão da marca.
Surgiram outras academias, inclusive corporativas, inseridas em grandes empresas como Santander, Porto Seguro, Volkswagen, Editora Abril e Itaú, por exemplo.
Mas, antes da expansão, viria uma nova quebra de paradigma no mercado: um jeito novo de vender.
Para a Academia Bio Ritmo não é só vender
Até hoje, em muitas academias, o processo de vendas segue uma receita irritante (apresentação da estrutura, disponibilização dos planos e marcação de data de avaliação física). Até 1997, a própria Academia Bio Ritmo seguia esse padrão, mas Edgard Corona queria mudar. Em uma viagem ao exterior para participar de um encontro da IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association), ele conheceu uma especialista norte-americana que se tornou uma consultora.
Resultado: as vendas dispararam.
A partir da implantação do novo processo de vendas, não havia mais passeios sem sentido pela academia, muito menos informações óbvias como “você está acima do peso”. Tornou-se uma conversa com um consultor especializado em entender exatamente os anseios do cliente.
Entrando no século 21:
as academias modernas
O final dos anos 90 e início da década seguinte marcaram um tempo de expansão e de novidades para a Bio Ritmo. Em 1998, a Academia Bio Ritmo inaugurou mais uma unidade, no Morumbi. Já em 2001, passou a investir pesado em publicidade, através de outdoors de alto impacto espalhados por toda a cidade de São Paulo, mudando as imagens toda quinzena.
Foi inaugurada a unidade no bairro de Higienópolis em 2005, trazendo mais inovações, como o uso da luz para criar uma cenografia, “emoldurando” os diversos espaços da academia e aumentando a sensação de bem-estar, prazer e sofisticação.
Em 2004, em mais uma viagem ao exterior, para participar de um seminário da IHRSA, Edgard Corona conheceu o especialista Paul Brown, criador de um programa chamado Face2Face, cujo foco principal é o acompanhamento individual de cada novo aluno, que deve ir à academia 3 vezes por semana, para um treino de apenas 30 minutos. Em 45 dias, os resultados já aparecem, incentivando a frequência do aluno em outros treinos, programas e aulas.
Até hoje, o Face2Face é um dos grandes diferenciais da Bio Ritmo, que tem o direito de uso do programa no Brasil.
Metanoia
Com o negócio aumentando cada vez mais, Edgard Corona passou a sentir o peso de tantas decisões diárias. Até aquele momento, ele administrava sua empresa como a maioria dos empresários: de cima para baixo. Então, veio a Metanoia.
A Metanoia é um método criado pelo educador, conferencista e escritor Roberto Tranjan, que atua na área de administração de empresas.
A Academia Bio Ritmo foi criada em maio de 1996 por Edgard Corona, engenheiro químico de formação e apaixonado por atividade física desde sempre.
Não apenas Edgard, mas seus colaboradores na área de gestão passaram pelo treinamento.
Resultado? Uma gestão horizontalizada que, não à toa, forma os próprios líderes, seja nas academias como na administração central.
Mall Fitness
Na Bio Ritmo, a onda de inovações veio forte com o lançamento do conceito de “mall Fitness”, começando pela unidade Morumbi Town.
Neste conceito, em uma mesma academia, são implementadas várias academias:
Race Bootcamp
Combina corrida na esteira e exercícios com halteres, rubber band e atividades calistênicas. O Race Bootcamp tem como objetivo trabalhar o corpo intensamente com treinos de 45 a 60 minutos, garantindo a queima calórica ao longo do dia.
Burn Hiit Zone
Circuito em formato HIIT (High Intensity Interval Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade), oferece treinos intensos ao participante que passa por quatro estações, revezando entre: air bike, remo, step deck e halteres.
Torq Cycle Experience
É uma academia composta por diferentes treinos de bike. Em um ambiente trabalhado e apoiado em tecnologia, os alunos são desafiados a partir de estímulos visuais e sonoros, competindo com colegas e contra si mesmo para superar limites.
Squad Functional Area
Treinos funcionais completos que exploram movimentos que trabalham força, resistência, agilidade e potência de maneira integrada.
VIDYA STUDIO
Transformação de dentro para fora. O Vidya é o lugar certo para quem quer cultivar a saúde física e mental ao mesmo tempo. A prática de Hot Yoga potencializa todos os benefícios que seriam obtidos por meio da Yoga tradicional. A sala aquecida a 40ºC deixa o exercício ainda mais eficaz, estimulando o organismo a funcionar ainda mais intensamente. Além disso, o calor elimina toxinas, melhora a circulação, aumenta a flexibilidade e a realização das posturas.
Vários destes treinos diferenciados foram para as ruas em forma de academias-boutique, como a microgym Race Bootcamp.
Microgyms foram criadas especificamente para atender outras modalidades, como a Vidya (yoga) e o Nós (treino funcional coletivo), marca que funciona como franquia, na qual profissionais de educação física se tornam empreendedores dos estúdios.
Logo, surgiram também novas microgyms, como Tonus Gym (musculação) e Jab House (treino funcional e boxe combinados), sem falar na startup TotalPass, uma agregadora de academias para atender o mercado corporativo e completar o Grupo Bio Ritmo, junto com a marca Smart Fit e a compra rede high-end chilena O2, com 3 unidades.
Onde encontrar a Bio Ritmo
Atualmente, são 28 unidades:
São Paulo – Capital
Chácara Paseo
Higienópolis
Itaim Bibi
Moema
Morumbi
Morumbi Town
Santana
Shopping Nações Unidas
West Plaza
Paulista
Campo Belo
Cerro Corá
Continental
Corporativas (SP)
Bradesco
Mercado Livre
Santander Radar
Santander Sede
Santander GD
Grande São Paulo e Interior
Santo André
São Caetano
Santos
Tamboré
Limeira
Piracicaba
Piracicaba - Carlos Botelho
Outros Estados:
Belém (PA)
Pepê (RJ)
Shopping Metropolitano (RJ)